Educação Física Escolar e Justiça Social: Experiências curriculares na Educação Básica Volume 47

Educação Física Escolar e Justiça Social: Experiências curriculares na Educação Básica Volume 47

Autor(es): Daniel Teixeira Maldonado | Maria Eleni Henrique da Silva | Raphaell Moreira Martins (Organizadores)

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Informações sobre o livro:

Ano: 2022

Com as mudanças societárias que ocorreram no final do século XX, percebemos o empoderamento de vários movimentos sociais (feminista, negro, moradia, LGBTQIA+, indígena, educação, ambiental, dentre outros) que passaram a lutar por seus direitos em um sistema político-econômico capitalista, meritocrático e desigual. Sem sombra de dúvidas, essa nova realidade tencionou a produção de conhecimento realizada na Universidade, onde os(as) seus(suas) docentes começaram a considerar esses saberes para realizar as suas pesquisas, práticas de ensino e atividades de extensão. Especificamente na área de Educação Física (escolar), o período de redemocratização do Brasil foi fértil para que as teorias curriculares pudessem ser produzidas e problematizadas levando em consideração a efervescência cultural, política, social e econômica da classe trabalhadora brasileira. É nesse contexto que o tema da justiça social ganha relevância e se torna extremamente importante para as professoras e os professores do componente curricular que atuam na Educação Básica. Portanto, participam dessa obra educadores(as) que defendem a consciência democrática, a valorização das diferenças e a diminuição das desigualdades econômicas com projetos educativos que evidenciem essas demandas nas atividades que envolvam as práticas corporais, o corpo consciente e a saúde coletiva.

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