Diálogos com Paulo Freire no cotidiano da Educação Física Escolar
Autor(es): Alessandra Andrea Monteiro | Vilma Lení Nista Piccolo
Vendido e entregue por Amazon
Ano: 2020
Princípios educacionais elencados a partir dos ensinamentos de Paulo Freire somados aos Estudos Culturais e às questões curriculares na área da Educação Física fundamentam as reflexões apresentadas nesse livro. O pensamento desse educador ressalta a luta por escolas de melhor qualidade voltadas à população mais carente. Ele foi Secretário de Educação da cidade de São Paulo, mas muitos professores não conhecem sua vida e obra. Isso deflagra uma formação docente, inicial e continuada, que deixa a desejar em relação às contribuições das concepções teóricas pautadas nos ideários freirianos para a atuação dos professores. A escola e a educação não mudam o mundo sozinhas, mas são o espaçotempo em que o sonho de uma sociedade mais justa se constrói, em que o inédito viável de Paulo Freire se apresenta, toma forma. Demonstramos aqui caminhos possíveis de práticas emancipatórias a partir das teorias e de resultados de pesquisas realizadas sobre as práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Física escolar. Apontamos indícios da presença/ausência das ideias freirianas nas atuações docentes. Sem encerrar reflexões sobre essas temáticas, a pretensão desse texto é estabelecer um diálogo entre esses pressupostos teóricos e práticos.
VEJA ALGUMAS AVALIAÇÕES DO LIVRO
(CLIQUE AQUI)
Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola
Psicomotricidade: Reflexões Sobre a Formação em Educação Física
Jogos Criativos para Educação Física Escolar: Dicas lúdicas para potencializar as práticas utilizando recursos visuais [eBook Kindle]
Neuropsicomotricidade: ensaios sobre as relações entre o corpo