Diálogos com Paulo Freire no cotidiano da Educação Física Escolar
Autor(es): Alessandra Andrea Monteiro | Vilma Lení Nista Piccolo
Vendido e entregue por Amazon
Ano: 2020
Princípios educacionais elencados a partir dos ensinamentos de Paulo Freire somados aos Estudos Culturais e às questões curriculares na área da Educação Física fundamentam as reflexões apresentadas nesse livro. O pensamento desse educador ressalta a luta por escolas de melhor qualidade voltadas à população mais carente. Ele foi Secretário de Educação da cidade de São Paulo, mas muitos professores não conhecem sua vida e obra. Isso deflagra uma formação docente, inicial e continuada, que deixa a desejar em relação às contribuições das concepções teóricas pautadas nos ideários freirianos para a atuação dos professores. A escola e a educação não mudam o mundo sozinhas, mas são o espaçotempo em que o sonho de uma sociedade mais justa se constrói, em que o inédito viável de Paulo Freire se apresenta, toma forma. Demonstramos aqui caminhos possíveis de práticas emancipatórias a partir das teorias e de resultados de pesquisas realizadas sobre as práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Física escolar. Apontamos indícios da presença/ausência das ideias freirianas nas atuações docentes. Sem encerrar reflexões sobre essas temáticas, a pretensão desse texto é estabelecer um diálogo entre esses pressupostos teóricos e práticos.
VEJA ALGUMAS AVALIAÇÕES DO LIVRO
(CLIQUE AQUI)
Educação Física no Ensino Médio: Diagnóstico, Princípios e Práticas
Avaliação psicomotora à luz da psicologia e da psicopedagogia
A Educação Física Escolar na América do Sul: entre a inovação e o abandono desinvestimento pedagógico
Manual teórico-prático de Educação Física Infantil
O Esporte de Aventura no Currículo da Educação Física Escolar