Downloads: 679
Nádia Kienen
Silvia Regina de Souza Arrabal Gil
Josiane Cecília Luzia
Jonas Gamba
O objetivo deste capítulo é apresentar informações sobre a história e o desenvolvimento do campo teórico-prático e de pesquisa das habilidades sociais em sua relação com a Análise do Comportamento. Com base na análise de vários textos teóricos e empíricos produzidos especialmente a partir da década de 1970, é enfatizado que essa relação ocorreu em mão dupla: de um lado, a contribuição da AC na constituição do campo teórico prático das habilidades sociais, incluindo a adoção de técnicas comportamentais no Treinamento de Habilidades Sociais; de outro, a contribuição do movimento do Treinamento de Habilidades Sociais ao desenvolvimento inicial da Análise Comportamental Aplicada, em particular, da Terapia Comportamental. Nesse sentido, descreve-se a fase inicial da constituição do campo das habilidades sociais, com ênfase na aplicação do THS sob a perspectiva da AC, esclarecendo a relação entre os movimentos das habilidades sociais e do treinamento assertivo, seguido de questões relacionadas a seu estatuto atual e trajetória de inserção na Psicologia em nosso país.
51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS