Downloads: 832
Rogério Othon Teixeira Alves
Este é o caderno didático da disciplina História da Educação Física e dos Esportes. Nele, você terá acesso aos conteúdos para o desenvolvimento do debate acerca das questões históricas ligadas ao campo da Educação Física e dos Esportes. Para melhor compreensão didática, dividimos e organizamos o presente caderno em uma estrutura de três unidades discursivas. Na primeira unidade, intitulada "Por que estudar história?", faremos uma reflexão sobre a importância dos estudos históricos de maneira geral e, mais detidamente, relacionada à formação em Educação Física. Continuando, voltaremos nosso olhar para a Educação Física Escolar e seus aspectos históricos. É o que trata a unidade "Historiografia da Educação Física Escolar", que pretende apontar elementos para o entendimento de como a Educação Física se torna uma disciplina escolar, atrelada às reformas educacionais que vão lhe dando forma e substância. Por fim, a terceira e última unidade, denominada "O nascedouro de uma sociedade esportiva", que abordará a história dos esportes, contextualizando o seu aparecimento com as múltiplas esferas da vida social. Assim, esperamos que, após a leitura e o estudo dos textos construídos, você possa se situar melhor historicamente, em relação ao seu campo de formação. Porque aprender a ensinar um movimento sistematizado não é mais importante do que compreender este mesmo movimento no curso do tempo histórico. É a história, portanto, que dá sentido aos demais conteúdos da nossa formação. A nossa viagem vai começar, então. Estão preparados? Pois então sigamos, com o desejo sincero de uma caminhada exitosa.
51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS