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HIIT BODY WORK: A NOVA CALISTENIA

Alexandre Fernandes Machado

A elaboração de uma sessão de calistenia segue três princípios, que são: seleção, precisão e totalidade. Os princípios são fundamentais para sustentar os quatro pilares da calistenia, sendo eles: (1) a sessão deve ser de caráter inclusivo, (2) usar apenas o peso do corpo, (3) ter como objetivo saúde, condicionamento e ou estética e (4) a seleção dos exercícios para a elaboração de uma sessão deve obedecer uma regra metodológica. A partir dos princípios da calistenia e com o uso dos quatros pilares a sessão é construída em três momentos, sendo eles: (1º) introdutório que são os exercícios de aquecimento; (2º) fundamental que são os exercícios de extensão, flexão e laterais de tronco, equilíbrio, abdominais, corridas e saltos e os (3º) conclusivo, constituídos de exercícios de volta à calma.

O HIIT body work usa os mesmos pilares que a calistenia mas, os princípios para prescrição da sessão de treino são diferentes, sendo eles: (1º) seleção de exercícios, os exercícios são classificados em simples e complexos, (2º) cargas de tempo, as caras de tempo são: tempo total da sessão, tempo de estímulo e tempo de recuperação devem ser diferenciadas para o perfis diferentes de praticantes, (3º) número de ciclos por exercício, para indivíduos com menor nível de condicionamento um número menor de ciclos por exercício.

Mesmo com princípios diferentes o HIIT body work mantém os mesmos pilares da antiga calistenia, com uma abordagem diferenciada e mais atualizada do treinamento com peso do corpo, mas com os mesmos objetivos. E nesta obra você leitor entenderá todos os processos que levaram o HIIT Body Work a ser denominado como a nova calistenia.

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