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LAZER NO BRASIL: representações e concretizações das vivências cotidianas

Edmur Antonio Stoppa
Hélder Ferreira Isayama (Organizadores)

Tem-se clareza de que o lazer é um tema recorrente no Brasil há poucas décadas. Existindo desde sempre na forma de divertimentos e descanso e configurando-se enquanto campo de investigação em outros países desde o século XIX, é a partir da década de 1970 que transparece em nosso país, sobretudo e inicialmente com a intervenção do Serviço Social do Comércio (Sesc), a noção de quão complexo esse tema é, consequentemente da demanda infinita de estudos para seu melhor conhecimento. Essa tarefa inicial da produção de conhecimentos sobre o lazer no Brasil foi sequenciada por muitos, mas cabe destaque o papel exercido pelo extinto Departamento de Estudos do Lazer no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nos anos de 1990-2000, e pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 2007 até os dias atuais.

Hoje é possível ver o campo de estudos do lazer com pesquisas das mais diversas ordens, configurando-se enquanto uma área multidisciplinar. Certamente, a ideia do lazer enquanto fenômeno social, necessário à sobrevivência, cunhada nas experiências individuais de mulheres e homens e nas experiências coletivas dos mais diversos grupos, influenciou em sua constituição como Direito Social em nossa Carta Magna de 1988. A partir disso, vemos uma latente necessidade e alguma predisposição na formulação de políticas que deem conta dessas expectativas sociais.
 

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