



Downloads: 1140
Patrícia Aparecida Pedroso
Regina Oneda Mello (Organizadores)
Com este livro objetivamos socializar algumas estratégias de intervenção pedagógica realizadas pelos bolsistas pibidianos nas escolas conveniadas em que atuam.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Instituições Universitárias, que objetiva a formação inicial para a docência. Os bolsistas são alunos dos cursos de Licenciatura.
Priorizamos o registro de atividades lúdicas, considerando que a aprendizagem significativa deve ocorrer em ambientes de colaboração e parceria, que não amedrontam e não intimidam e, por isso, possibilitam a participação efetiva dos alunos.
As atividades descritas atendem a objetivos educacionais de construção do conhecimento em diferentes áreas do saber. Alicerçadas nos princípios da interação, parceria, emoções e sentimentos presentificados evidenciam que os processos educacionais cooperativos possibilitam a aprendizagem mediada em relações de confiança e de respeito às diferenças.
Nestes exercícios de teoria-prática, o pibidiano é um coensinante, que se transforma com os alunos, na construção da autoria e da autonomia, ao estudar e elaborar as estratégias de intervenção pedagógica, ao evidenciá-las no cotidiano escolar e ao compreendê-las nas ações deliberadas de reflexão sobre os resultados percebidos.
Programa de afiliados
Sugerir novos cursos
Oportunidade para Professores
Dúvidas frequentes
Como funciona
Revistas Científicas de
Educação Física
Blog da Unigra
51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS