Downloads: 1087
Patrícia Aparecida Pedroso
Regina Oneda Mello (Organizadores)
Com este livro objetivamos socializar algumas estratégias de intervenção pedagógica realizadas pelos bolsistas pibidianos nas escolas conveniadas em que atuam.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Instituições Universitárias, que objetiva a formação inicial para a docência. Os bolsistas são alunos dos cursos de Licenciatura.
Priorizamos o registro de atividades lúdicas, considerando que a aprendizagem significativa deve ocorrer em ambientes de colaboração e parceria, que não amedrontam e não intimidam e, por isso, possibilitam a participação efetiva dos alunos.
As atividades descritas atendem a objetivos educacionais de construção do conhecimento em diferentes áreas do saber. Alicerçadas nos princípios da interação, parceria, emoções e sentimentos presentificados evidenciam que os processos educacionais cooperativos possibilitam a aprendizagem mediada em relações de confiança e de respeito às diferenças.
Nestes exercícios de teoria-prática, o pibidiano é um coensinante, que se transforma com os alunos, na construção da autoria e da autonomia, ao estudar e elaborar as estratégias de intervenção pedagógica, ao evidenciá-las no cotidiano escolar e ao compreendê-las nas ações deliberadas de reflexão sobre os resultados percebidos.
51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS