Downloads: 1536
Cláudia Lúcia Costa
Fernando Silva Paula
Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
O campo de estudos e investigações sobre a inclusão escolar/educacional é muito abrangente e, por vezes, difícil de delimitar. Os trabalhos desenvolvidos nessa área compreendem desde estudos de caso de inclusão de crianças com algum diagnóstico de transtorno mental em diferentes espaços escolares, a trabalhos teóricos que buscam produzir uma compreensão ampliada dos diferentes aspectos políticos e sociais envolvidos nas políticas públicas de inclusão escolar. Nesse universo, têm espaço garantido não somente os trabalhos que discutem a inclusão-exclusão escolar das minorias étnico-raciais e de outros grupos de minoria, mas, também, aqueles que versam sobre as chamadas ideologias de gênero e tantas outras formas de discriminação e intolerância praticadas contra os sujeitos que não se “adequam” de alguma maneira aos padrões culturais estabelecidos. Trata-se, nesse sentido, de um terreno muito fértil para o desenvolvimento de estudos voltados para a compreensão dos fenômenos da inclusão e exclusão social, considerados em suas dimensões social, cultual, política e psicológica, mas, também, de um campo que compreende investigações voltadas para o desenvolvimento de novas ferramentas conceituais, ou mesmo de tecnologias educacionais que favoreçam a inclusão social.
51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS