Atendimento
CHAT
WhatsApp
51 98252-7576
Atendimento por e-mail
atendimento@unigra.com.br
CARRINHO (0) R$ 0,00
E-BOOKS GRÁTIS
LIVRARIA DA UNIGRA

DETALHES DO E-BOOK


Publicidade:

Downloads: 2220

EXERCÍCIO FÍSICO PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS: Guia Prático

Ellen Rodrigues Barbosa Melo
Dartagnan Pinto Guedes

Respostas e adaptações positivas associadas à qualidade de vida, à saúde, à reabilitação, ao desempenho esportivo e à estética decorrentes do exercício físico são amplamente difundidas em estudos envolvendo diferentes tipos de delineamentos de pesquisa [1,2]. O exercício físico pode ser executado em vários ambientes, como é o caso de centros de fitness, clínicas, parques, praças, entre outros. Nas últimas décadas, os centros de fitness, comumente denominados de academias de ginástica, vêm tornando-se a alternativa preferencial de muitos adeptos. Estima-se que possam existir mais de 22 mil centros de fitness distribuídos pelo território brasileiro.

A procura por centros de fitness não deve ser restrita a um único público especificamente. A expectativa é que crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência venham praticar exercício físico neste mesmo ambiente. Contudo, atender às potencialidades e às limitações individuais é um dos principais aspectos a ser considerado no delineamento e na orientação de programas de exercício físico mais seguros e eficazes.

Com características variadas, pessoas com deficiências enfrentam diariamente desafios arquitetônicos, preconceitos e atendimento precário em diferentes ambientes sociais. Neste particular, dentre a classificação das deficiências, a deficiência física é definida como alteração completa ou parcial, em um ou mais segmento do corpo, que repercute mediante comprometimento na função física, sendo apresentada de diversas formas.

As lesões na medula espinal são as causas de deficiência física que, de acordo com o grau de gravidade, pode trazer alterações motoras, sensitivas, autonômicas e psicossociais. Quando necessário, o uso de cadeira de rodas torna-se fundamental para autonomia e independência do lesado medular. No entanto, a cadeira de rodas é um equipamento que acarreta dificuldade ergonômica na execução de quase a totalidade das tarefas.

Para atendimento adequado de usuários de cadeira de rodas em clubes de fitness, ou em qualquer outro ambiente de prática de exercício físico, é necessário que profissionais envolvidos nesse processo se apropriem de conhecimento específico para desempenharem de maneira adequada e satisfatória sua função.

BAIXAR E-BOOK

« VOLTAR

CONTATOS

51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS