Atendimento
CHAT
WhatsApp
51 98252-7576
Atendimento por e-mail
atendimento@unigra.com.br
CARRINHO (0) R$ 0,00
BIBLIOTECA DIGITAL
LIVRARIA DA UNIGRA

DETALHES DO CURSO

Inovações pedagógicas para o ensino das lutas na Educação Física Escolar: Jogos de Oposição

R$ 1,00
* em até 3x de R$0,33 nos cartões de crédito.

Matricule-se já e comece a estudar agora!

Acesso imediato ao curso após matrícula *.
* Pagamento em boleto, acesso após confirmação de pagamento.

QUERO FAZER MINHA MATRÍCULA *

* Ao clicar , você estará automaticamente aceitando os termo do contrato.

CONTRATO

CONTRATADA: UNIGRA – Centro de Formação em Ciências do Esporte, CNPJ 23.772.120/0001-02  com Alvará de funcionamento Nº 470552

OBJETO: Prestação de serviços educacionais referente a curso livre de formação, qualificação e aperfeiçoamento conforme matrícula realizada no site .

CLÁUSULAS E CONDIÇÕES:

1º) Carga horária: conforme descrito no detalhamento do curso.

2º) Não serão realizados encontros presenciais. O aluno terá acesso ao e-book com o conteúdo descrito nos detalhes do curso, ademais de uma biblioteca com mídias complementares. Após conclusão o curso fica indisponível, porém, o aluno poderá acessar a área do aluno onde encontrará disponível por tempo indeterminado a biblioteca com todo o material complementar e o certificado para consulta e impressão.  

3º) A contratada poderá alterar a seqüência dos cursos, e conseqüentemente, adequar conteúdos programáticos dos cursos sem prejuízo da qualidade do curso.

4º) Cancelamentos: Em qualquer caso de desistência ou por qualquer motivo, oriundo do aluno, o pagamento em cartão de crédito, boleto ou à vista não serão, em hipótese alguma, devolvidos ao CONTRATANTE.

5º) O CONTRATANTE não fará jus à devolução de quaisquer valores pagos, tenha o aluno concluído o curso ou não.

6º) O curso será totalmente on-line, dúvidas devem ser esclarecidas por e-mail ou pelos meios disponibilizados na plataforma. E-mails serão respondidos em até 12 horas.

7º) Com relação avaliação, ao término da leitura/estudos de cada módulo e no momento em que sentir-se apto, o aluno deverá realizar a avaliação clicando na barra inferior abaixo do e-book. Não aprovado num primeiro momento, o aluno terá uma segunda chance sem gerar custos. Se necessário a realização de uma terceira avaliação, o sistema gera automáticamente um custo operacional de 15,00 reias. A solicitação de novas tentativas, deverá ser solicitada ao atendimento UNIGRA via e-mail - atendimento@unigra.com.br ou pelo WhatsApp - 51 98252 7576

8º) O aluno não terá um prazo mínimo para realização do curso, porém terá um prazo máximo de 12(doze) meses para conclusão. Caso ultrapasse, o mesmo deverá entrar em contato via e-mail - atendimento@unigra.com.br  ou pelo WhatsApp 51 98252 7576 para solicitar liberação do sistema.

9º) A contraprestação pelos materiais e serviços a serem fornecidos ao CONTRATANTE referentes ao curso livre de formação, qualificação e aperfeiçoamento, conforme matrícula na opção compra, será conforme a escolha através da adminsitradora do crtão de crédito PagSeguro. 

10º) O certificado será fornecido a todo aluno que aprovar, ou seja, atingir no mínimo a média 7,0, em todos os módulos do curso. O mesmo estará disponível para download gratuitamente, imediatamente após a conclusão do curso.

11°) Os certificados estarão disponíveis para salvar e/ou imprimir, ficando a critério do aluno o tipo de papel e impressora que irá escolher para sua impressão. O certificado padrão está disponível como modelo no site. Além do certificado como mostra o modelo, no verso do mesmo você contará com todo o conteúdo programático e carimbo pertinente a instituição.  

12º) Os certificados são reconhecidos em todo o Brasil, e pode ser verificada sua autenticidade em nosso site após a conclusão do curso sempre que necessário.

13º) Caso o Aluno venha a extraviar o certificado, poderá reimprimir sempre que necessário através da área do aluno.

 

PROFESSOR

Sérgio Luiz Carlos dos Santos

Dr. Sérgio Luiz Carlos Dos Santos Pós-doutorado em Educação Física na Universidade de Barcelona (UB), área de pesquisa em Ciências do Esporte. Desenvolveu a Metodologia de Detecção de talentos Esportivos e pesquisa nesse campo de conhecimento nos esportes coletivos e individuais, criou com o Grupo de Pesquisas do CETE o software "Game Map - Sporttec"TM destinado a descobrir talento na modalidade do futebol, que revolucionará a seleção de jogadores para esse esporte. Autor de oito livros e diversos artigos científicos. Professor convidado dos cursos de Mestrado e Doutorado na Universidade de Barcelona. ResumoCurrículo Lattes Atua na área de Jogos de Oposição Aplicados aos Esportes de Combate, em especial ao Judô. Desenvolveu os Jogos de Oposição aplicados ao Judô com ênfase ao crescimento e desenvolvimento Biopsicosocial. Pós Doutorado em Ciências do Esporte - Universidad de Barcelona. Fisiologia e planejamento Esportivo. Doutorado e Mestrado em Pedagogia - Facultad de Educación - Universidad de Barcelona. Pós-Graduado na University of Tsukuba, Japão, bolsista do "Mombusho"; (Ministério de Educação do Japão) Licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Gestão Acadêmica e Esportiva. Pós Doutorado em Ciências do Esporte - Universidad de Barcelona. Ênfase em Esportes de Combate. Doutorado e Mestrado em Pedagogia do Esporte - Facultad de Educación - Universidad de Barcelona. Pós-Graduado na University of Tsukuba, Japão, bolsista do "Mombusho"; (Ministério de Educação do Japão) Licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência em Gestão Universitária (Exerceu cargo de Chefe de Departamento de Educação Física em duas gestões). Gestão Pública (exerceu os cargos de Diretor de Esportes nas Prefeituras Municipais de Presidente Prudente e Adamantina no Estado de São Paulo).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1

JOGOS DE OPOSIÇÃO
Introdução
AULA 1 - EPISTEMOLOGIA DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO?
1) Entendendo a definição de Jogos de Oposição. 2) Origem histórica das lutas. 3) Definição de lutas. 4) Definição de artes marciais. 5) Definição de esportes de combate. 6) Jogos de Oposição. 7) Jogos. 8) Jogos de Oposição. 9)Benefícios. 10) Metodologia de ensino dos Jogos de Oposição. 11) Segurança corporal, moral e intelectual do companheiro de prática.
AULA 2 - UTILIZAÇÃO DOS JO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1) É possível ensinar lutas na escola? 2) Dificuldades comuns na formação inicial de professores de EF. 3) Objetivos do ensino dos Jogos de oposição (JO) na Educação Física Escolar: Competências necessárias para o uso dos Jogos de Oposição na Educação Física Escolar. 4) Competência Geral. 5) Competências Específicas. 6) Como podemos desenvolver experiências motoras com os JO? 7) Mediante os papéis exercidos pelos participantes
Com a organização da atividade. 8) Utilizando as quatro direções fundamentais. 9) Princípios para os discípulos. 10) Passos da aprendizagem. 11) Como colocar em ação?
AULA 3 - INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO DAS REFERÊNCIAS DA TEMÁTICA: LUTAS E JOGOS DE OPOSIÇÃO
1) Resumo. 2) Material complementar. 3) Aprofundando. 4) Referências Bibliográficas.

MÓDULO 2

JOGOS DE OPOSIÇÃO - BOXE E ESGRIMA
Introdução
AULA 1 - DIÁLOGOS ENTRE JOGOS DE OPOSIÇÃO E O BOXE
1) Conhecendo o Boxe Olímpico. 2) Ações: Os hits (Êxitos). 3) Nomenclaturas das técnicas principais. 4) Área regulamentar e equipamento. 5) Uniforme. 6) Categorias de peso. 7) Tempo de luta. 8) Contagem de pontos. 9) Jogar a toalha. 10) KO. 11) Ações proibidas. 12) Ensino de Boxe na escola.
AULA 2 - JOGOS DE OPOSIÇÃO APLICADOS AO BOXE
1) Adaptações gerais dos JO à escola. 2) Adaptando JO ao Boxe e às aulas de Educação Física Escolar. 3) Bases teóricas e práticas: unidades de ensino. 4) Critérios de gerenciamento de conteúdo. 5) Relação de elementos curriculares das unidades de ensino. 6) Objetivos específicos. 7) Conteúdos específicos. 8) Avaliações. 9) Avaliações de confronto. 10) Métodos e meios de avaliação da competição. 11) Instrumentos de observação.
AULA 3 - PRINCÍPIOS GERAIS DE ENSINO
1) Regulamento básico de segurança (regras de ouro-segundo a Escola Francesa). 2) Regras do jogo. 3) Regulamento. 4) Espaço. 5) Tempo. 6) Comunicação por sinais. 7) A estratégia dos esportes. 8) Ensino através das unidades didáticas, e o sequenciamento das unidades didáticas. 9) Materiais da unidade didática. 10) Condução das reuniões. 11) Seleção de tarefas. 12) Esportes de combate olímpico. 13) Unidade didática Boxe. 14) Conteúdo específico de Boxe. 15) Nível técnico e tático de boxe.
AULA 4 - DIÁLOGOS ENTRE JOGOS DE OPOSIÇÃO E A ESGRIMA
1) Armas da Esgrima. 2) Espada. 3) Florete. 4) Sabre. 5) Esgrima no âmbito escolar. 6) Adaptações gerais da esgrima esportiva ao centro escolar, por meio dos jogos de oposição. 7) As regras. 8) A convenção na esgrima.
AULA 5 - COMPONENTES DA ESGRIMA PARA INTRODUZIR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1) Objetivos gerais da Esgrima. 2) Conteúdos da Esgrima no âmbito escolar. 3) Tratamento metodológico da Esgrima. 4) As normas básicas de segurança. 5) Regras do jogo. 6) A lógica interna. 7) Recursos materiais para a aplicação da proposta. 8) A ordem nas ações da esgrima. 9) Níveis de progressão do esquema tático em ações segundo Popelin (2002). 10) Avaliação da Proposta. 11) Procedimentos e meios de avaliação. 12) Quando os alunos estiverem organizados, a avaliação poderá começar. 13) Instrumentos de Avaliação e qualificação final. 14) Resumo. 15) Material complementar. 16) Referências bibliográficas. 17) Aprofundando.

MÓDULO 3

DIÁLOGO ENTRE JOGOS DE OPOSIÇÃO E JUDÔ
AULA 1: BREVE HISTÓRICO DO JUDÔ
1) Introdução. 2) Histórico do Ju Jutsu. 3) Era EDO – Início em 1603. 4) Era Meiji– Início 1868. 5) Ju-Jutsu passa para uma nova fase de decadência. 6) Histórico do Judô (caminho suave, em língua japonesa). 7) Kodokan: Judô como Educação Física. 8) Chegada do Judô ao Brasil.
AULA 2: FUNDAMENTOS DO JUDÔ
1) Metodologia de Ensino do Judô: Jigoro Kano. 2) Fundamentos Básicos. 3) Posturas Fundamentais Básicas. 4) Deslocamentos (Shintai). 5) Fases de Projeção. 6) Ukemi waza (Técnicas de quedas). 7) Principais Técnicas do Judô atual. 8) NAGE-WAZA (Técnicas de Projeção). 9) Koshi-waza (Técnicas de quadril). 10) Ashi-waza (Técnicas de pés e pernas). 11) Masutemi-waza (Técnicas de sacrifício para frente). 12) Yokosutemi-waza (Técnicas de sacrifício lateral). 13) KATAME-WAZA: Técnicas em uso. 14) Atemi Waza (Técnicas de percussão, só utilizadas em Katas e Defesa Pessoal). 15) Kyusho: pontos vitais. 16) Gokyo no waza para Sistema de graduação. 17) Shinmeisho No Waza (Novas técnicas aceitas). 18) Preparação física para o Judô. 19) Características do combate no judô. 20) Breve regulamento do Judô. 21) Sistema de Graduação. 22) Regras de conduta: Educação de valores.
AULA 3 : O ENSINO DO JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA).
1) Diálogo entre os JO e o Judô. 2) Jogos de Oposição Aplicados ao Judô. 3) Jogos de Oposição e suas adaptações ao Judô. 4) Judô Escolar. 5) Judô e seu diálogo com a EFE. 6) Contextualizando o Judô na EFE.
AULA 4: TEORIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
1) Atividades: série escolar/Idade Biológica/Desenvolvimento motor 9a Se?rie Ensino Fundamental – 3ª Série do Ensino Médio/14-17 anos / Estágio de Utilização Permanente. 2) Conclusão. 3) Considerações finais. 4) Resumo. 5) Aprofundando.

MÓDULO 4

DIÁLOGO ENTRE JOGOS DE OPOSIÇÃO E A LUTA OLÍMPICA
AULA1: BREVE HISTÓRICO DO WRESTLING (LUTA OLÍMPICA)
1) A Luta Olímpica tem três estilos específicos: 2) O Wrestling no Brasil e no mundo. 3) Características do Wrestling. 4) Basic Skills (BS) – Fundamentos Básicos do Wrestling. 5) Posições Fundamentais. 6) Basic Skill Up - Técnicas básicas de ataque em pé. 7) Basic skill down – Técnicas básicas de ataques no solo. 8) Área regulamentada e equipamento. 9) Categorias de peso e classes de idades.
AULA 2: O ENSINO DA LUTA OLÍMPICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (MÉTODOS DE ENSINO NA
ESCOLA)

1) Justificativa. 2) A unidade Jogos de Oposição aplicados à Luta Olímpica
AULA 3: DIÁLOGO ENTRE JO E O WRESTLING (LUTA OLÍMPICA) NA ESCOLA
1) Adaptações dos Jogos de Oposição à Educação Física Escolar. 2) Adaptando JO ao Wrestling na Educação Física Escolar (EFE). 3) Bases Teóricas e Práticas – Unidades de Ensino. 4) Princípios gerais do ensino. 5) As regras básicas de segurança {Regles D’Or (Regras de ouro) - Segundo a Escola Francesa}. 6) Ensino através das Unidades didáticas (UDs). 7) Resumo. 8) Material complementar. 9) Aprofundando. 10) Referências Bibliográficas

DESCRIÇÃO

O curso destina-se a todos os interessados em aumentar seus conhecimentos através da continuidade em suas formações, adentrando ao maravilhoso mundo dos Esportes de Combate e seu ensino na Educação Física Escolar. Os estudantes e professores de Educação Física Escolar obterão conhecimentos para torná-los aptos a trabalhar com esses conteúdos pedagógicos em suas aulas, desmistificando a necessidade de muitos graus na faixa preta para atuar no contexto escolar. Uma verdadeira revolução pedagógica no ensino dos Esportes de combate na Educação Física Escolar.

ESTE CURSO INCLUI:

  • E-book
    (dividido em 4 módulos).
  • Vídeos
    (sobre os temas desenvolvidos em cada módulo).
  • Avaliação da aprendizagem
    (Após finalizar os estudos de cada módulo, uma avaliação composta de 10 questões será disponibilizada, existindo a necessidade de totalizar 7 acertos para que o sistema libere automaticamente o seguinte módulo).
  • Certificado
    (os certificados são liberados para download imediatamente após a conclusão do curso. Tudo super simples, prático e sem qualquer custo adicional).
  • Acesso sem restrições 
    (aos conteúdos do curso, mesmo depois de finalizado)

OBJETIVO

Atender a demanda da formação continuada em Esportes de Combate e Jogos de Oposição que não atende a formação inicial nos currículos dos Cursos de Educação Física.

PÚBLICO

*Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física.
*Acadêmicos de Bacharelado em Educação Física.
*Profissionais Bacharéis e Licenciados.
*Todos os profissionais interessados em aperfeiçoar seu conhecimentos em Ensino dos Esportes de Combate na Educação Física Escolar, academias e clubes.

PRÉ-REQUISITOS

Este curso é realizado na modalidade à distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNIGRA (AVA UNIGRA). Todo o conteúdo foi desenvolvido seguindo uma lógica crescente e gradativa do raciocínio, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo. Essa modalidade permite ao estudante ditar o próprio ritmo e só progredir de nível quando se sentir preparado.

CARGA HORÁRIA

120 Horas

« VOLTAR

CONTATOS

51 98252-7576
coordenacaopedagogica@unigra.com.br
Rua João Alves Pereira 212
São Leopoldo/RS